GKA Events | GKAEvents

Sign In

Identifier

Event

Language

Presentation type

Topic it belongs to

Subtopic it belongs to

Title of the presentation (use both uppercase and lowercase letters)

Presentation abstract

A educação básica no Brasil acontece por etapas; educação infantil (EFAI), ensino fundamental I, II (EFAF) e o ensino médio (LIBÂNEO, 2006), todas devem ser pautadas pela prática social, que está inter-relacionada com o contexto sociocultural e as interpretações pedagógicas consideradas efetivas nos últimos anos, tal complexidade envolve um sistema acadêmico de diferentes temas que transpassam o currículo comum e suas disciplinas para encontrar sentido prático da teoria que deixa de ser pensada de forma separada. Toda essa praticidade está diretamente relacionada as mídias uma vez que a tecnologia serve ao propósito de unificar e facilitar a pluralidade temática do processo de ensino. A educação parte da interação comunicativa, e a tecnologia favorece o protagonismo do educando através de relações próximas com sua realidade. Com o advento das interfaces digitais, um paradigma tecnológico é criado na educação. Como acompanhar mudanças tão rápidas e significativas e transformá-las em aprendizagem no cotidiano escolar? A cultura de convergência parte do pressuposto do processo cultural de construção da informação por meio da produção coletiva de significados (JENKINS, 2010), ou seja, o fluxo de múltiplas plataformas conectado com as experiências individuais gera nos consumidores a busca pelos conteúdos para fins de acepção e identidade. As narrativas transmídias, histórias atreladas e distribuídas em diferentes mídias, são frutos dessas convergências, pois ultrapassam os limites do meio de comunicação por manter como princípio as interações sociais desses consumidores: transpor isso para o processo educacional permite criar estratégias para que o desenvolvimento pedagógico por diferentes mídias seja efetivo na vida escolar, visto que a transformação educacional deve ser pautada na inteligência coletiva (colaboração, compartilhamento e esforços de diferentes grupos da comunidade escolar).

Long abstract of your presentation

A educação básica no Brasil acontece por etapas; educação infantil (EFAI), ensino fundamental I, II (EFAF) e o ensino médio (LIBÂNEO, 2006), todas devem ser pautadas pela prática social, que está inter-relacionada com o contexto sociocultural e as interpretações pedagógicas consideradas efetivas nos últimos anos, tal complexidade envolve um sistema acadêmico de diferentes temas que transpassam o currículo comum e suas disciplinas para encontrar sentido prático da teoria que deixa de ser pensada de forma separada. Toda essa praticidade está diretamente relacionada as mídias uma vez que a tecnologia serve ao propósito de unificar e facilitar a pluralidade temática do processo de ensino. Os recursos tecnológicos são condutores para a mudança de paradigmas dos alunos porque estão atrelados fundamentalmente à metodologia aplicada pelo profissional, quando isso acontece, a aprendizagem torna-se significativa e constante, em outras palavras, a tecnologia é apenas o meio para uma construção inexorável de saber. 


Rever a metodologia requer mais do que mudar a maneira de entrar em uma aula ou mesmo mudar os exemplos que usam na lousa para não ser repetitivo. Ser reflexivo requer mais: O Brasil está mudando, já chama o ensino médio tradicional, de “novo ensino médio”, que apresenta uma composição curricular de disciplinas comuns e itinerários formativos que podem ser escolhidos pelos discentes. A construção de uma base nacional comum curricular (BNCC), documento norteador dessa transformação, permite que todo o ensino seja ressignificado na base; estrutura, metodologia, disciplina, carga horária e objetivos gerais/ específicos.

 

A educação parte da interação comunicativa, e a tecnologia favorece o protagonismo do educando através de relações próximas com sua realidade. Com o advento das interfaces digitais, um paradigma tecnológico é criado na educação. Como acompanhar mudanças tão rápidas e significativas e transformá-las em aprendizagem no cotidiano escolar? A cultura de convergência parte do pressuposto do processo cultural de construção da informação por meio da produção coletiva de significados (JENKINS, 2010), ou seja, o fluxo de múltiplas plataformas conectado com as experiências individuais gera nos consumidores a busca pelos conteúdos para fins de acepção e identidade. As narrativas transmídias, histórias atreladas e distribuídas em diferentes mídias, são frutos dessas convergências, pois ultrapassam os limites do meio de comunicação por manter como princípio as interações sociais desses consumidores: transpor isso para o processo educacional permite criar estratégias para que o desenvolvimento pedagógico por diferentes mídias seja efetivo na vida escolar, visto que a transformação educacional deve ser pautada na inteligência coletiva (colaboração, compartilhamento e esforços de diferentes grupos da comunidade escolar).


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

 

CANCLINI. G.N. (1995) Consumidores y ciudadanos – conflictos multiculturales de la globalización. México, D.F. Editorial Grijalbo S.A de C.V.

 

______________. Culturas híbridas: estratégias para entrar y salir de la modernidad. México, D.F, Editorial Grijalbo, S.A, 1989.

 

FERNANDES, Fábio. Transmídias e interfaces digitais na educação. Editora Senac (2020), São Paulo.


FREIRE, P. (1987) A pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.


______________. (2002) Educación y cambio. 5º edición. Buenos Aires: Galerna.

 

GONFIANTINI, V. (2016) El kairos educativo. Re-significar la fomación docente desde da práctica del formador. Rosario: Laborde Editor. Cap. 5. Respuestas para resucitar la misión del enseñante. Conclusión.

 

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009 (2006). Tradução de: Suzana Alexandria.

 

LIBÂNEO, José et al. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. In: Organização administrativa, pedagógica e curricular do sistema de ensino. São Paulo: Cortez, 2006

 

MITTERMAYER, Thiago. Narrativa transmídia: uma releitura conceitual. São Paulo: Editora C0D3S, 2017.

 

SUAREZ, M. (2000) Las corrientes pedagógicas contemporâneas y sus implicaciones em las tareas del docente y en el desarrollo curricular, en Revista Acción pedagógica. Vol. 9Nº 1 y 2.

Keywords (use both uppercase and lowercase letters)

Main author information

Kelly Alves Coelho (Brazil)
Universidade Sagrado Coração (Brazil) 2189
Residente em São Paulo, Brasil, 33 anos, possui graduação em Letras; Mestre Internacional pela Universidad Nacional de Rosário, Argentina, em Educação e Literatura; e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Sagrado Coração. Detém formação complementar com extensão intensiva pela UNICAMP em Literatura Contemporânea e Realismo e suas perspectivas pela USP. Atualmente, é professora de Literatura e Produção de textos - Instituição de Ensino Colégio Amorim. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente no seguinte tema: Linguagem, Texto, Gramática, Gênero, Literatura. 
Scientific production

Co-authors information

Rodrigo Alcantara Gaspar (Brazil)
Universidade São Judas Tadeu (Brazil) 7425
Rodrigo Alcantara Gaspar nasceu em São Paulo em 1987. Licenciou-se em História em 2008, na Universidade Bandeirante de São Paulo, com projeto de monografia: O Teatro do Excelentíssimo Presidente Fernando Affonso Collor de Mello: Último Ato – O Processo de Impeachment, sob orientação da Profª Dra. Lilian Marta Grisolio Mendes. Iniciou sua atividade de docência em 2008 na rede pública de ensino do Estado de São Paulo, em 2011 ingressou na rede particular de ensino e a partir do ano de 2015 ingressou como professor de História em cursos de pré-vestibular. Atualmente, leciona no Colégio Amorim a disciplina de História, onde organizou e palestrou no I Colóquio de Educação: Em memória ao desastre de Chernobyl e no II Colóquio de Educação: Segunda Guerra Mundial: O mundo entra novamente em conflito. Palestrante no projeto Mulheres de Fibra: Bicentenário de Anita Garibaldi. Leciona também no Colégio Dinâmico e UniMais Vestibulares, onde foi coautor do livro didático da instituição.
Scientific production

Status:

Approved