GKA Events | GKAEvents

Sign In

A importância da formação continuada para o desenvolvimento profissional docente de um grupo de professores de Mato Grosso

Identifier

Event

Language

Presentation type

Topic it belongs to

Subtopic it belongs to

Title of the presentation (use both uppercase and lowercase letters)

Presentation abstract

Nas últimas décadas Mato Grosso, um dos maiores Estados brasileiros, vem fortalecendo a política de desenvolvimento da educação do Estado. No decênio de 90, Mato Grosso (MT) contava apenas com 35% dos profissionais da educação com curso superior. De lá para cá houve adesões às políticas federais, dentre elas, ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério voltado para professores do ensino fundamental. Em 2006 foi criado pelo governo federal, o programa Pro Funcionário com a inserção de MT para oferecer ensino para formação profissional para outros profissionais da educação. Com a Lei 9394/96 houve um grande salto na educação brasileira especialmente em MT que transferiu a responsabilidade de formar professores em nível superior para a Superintendência de Desenvolvimento Profissional. As políticas de incentivo e melhoria da qualidade da educação básica em Mato Grosso ganharam força em 2010 com o lançamento das Orientações Curriculares de Mato Grosso para o ensino fundamental e médio através da Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). Em 2015 houve mais um ganho para educação pública de Mato Grosso com a adesão ao Pacto Nacional de fortalecimento do Ensino médio via Ministério da Educação, SEDUC-MT e a Universidade Federal. É imperativo de acordo com vários teóricos o investimento em formação continuada para os professores. Neste sentido este trabalho tem por objetivo demonstrar a percepção de um grupo de professores do estado de Mato Grosso quanto ao seu desenvolvimento profissional docente e a colaboração dos cursos de formação oferecidos pelo Estado para o exercício de sua profissão. A pesquisa configura-se como estudo de caso realizado com professores de uma escola pública estadual. Os resultados demonstraram que todos os professores envolvidos nessa pesquisa tiveram a percepção de que a formação continuada é imprescindível para o seu desenvolvimento profissional.

Long abstract of your presentation

Nas últimas décadas Mato Grosso, um dos maiores Estados brasileiros, vem fortalecendo a política de desenvolvimento da educação do Estado. No decênio de 90, Mato Grosso (MT) contava apenas com 35% dos profissionais da educação com curso superior. De lá para cá houve adesões às políticas federais, dentre elas, ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério voltado para professores do ensino fundamental. Em 2006 foi criado pelo governo federal, o programa Pro Funcionário com a inserção de MT para oferecer ensino para formação profissional para outros profissionais da educação. Com a Lei 9394/96 houve um grande salto na educação brasileira especialmente em MT que transferiu a responsabilidade de formar professores em nível superior para a Superintendência de Desenvolvimento Profissional. As políticas de incentivo e melhoria da qualidade da educação básica em Mato Grosso ganharam força em 2010 com o lançamento das Orientações Curriculares de Mato Grosso para o ensino fundamental e médio através da Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). Em 2015 houve mais um ganho para educação pública de Mato Grosso com a adesão ao Pacto Nacional de fortalecimento do Ensino médio via Ministério da Educação, SEDUC-MT e a Universidade Federal. É imperativo de acordo com vários teóricos o investimento em formação continuada para os professores. Neste sentido este trabalho tem por objetivo demonstrar a percepção de um grupo de professores do estado de Mato Grosso quanto ao seu desenvolvimento profissional docente e a colaboração dos cursos de formação oferecidos pelo Estado para o exercício de sua profissão. A pesquisa configura-se como estudo de caso realizado com professores de uma escola pública estadual. Os resultados demonstraram que todos os professores envolvidos nessa pesquisa  tiveram a percepção de que a formação continuada é imprescindível para o seu desenvolvimento profissional.

Keywords (use both uppercase and lowercase letters)

Main author information

Maria Paula Paulino Ramos Pinto de Castro (Brazil) 4349
Scientific production

Co-authors information

Carmem Lúcia Costa Amaral (Brazil) 4369
Scientific production

Status:

Approved